O recrutamento está parado para os estudantes que se formam na recessão do Covid-19

Os alunos estão começando a perceber que se formarão em uma recessão global. De acordo com o Institute of Student Employers (ISE), muitas empresas reduziram o recrutamento de funcionários iniciantes e mais de um quarto das empresas estão reduzindo o número de graduados que irão  contratar este ano.

Enquanto algumas empresas estão indo para avaliações e entrevistas on-line, a maioria as cancelou. “Milhares de jovens devem entrar no mercado de trabalho a partir de julho e podem ficar sem trabalho e nada para fazer enquanto o coronavírus não estiver resolvido”, diz Stephen Isherwood, executivo-chefe do ISE. “Precisamos garantir que toda uma geração não se perca.”

Outro recrutador diz que já retirou todas as ofertas. “As empresas estão sendo realistas e a maioria está colocando o recrutamento em espera. Ninguém quer oferecer uma oportunidade que pode não estar lá em três meses. ”

Os empregos que exigem pós-graduação também foram afetadas. O trabalho de curto prazo, como estágios e trainees, será reduzido em quase um terço, diz o ISE, e 68% das empresas cancelaram a experiência de trabalho nos EUA. Como resultado, quase 40% dos estudantes agora estão preocupados com a impossibilidade de conseguir um emprego.

Os alunos também podem contactar os serviços de apoio a carreira de suas universidades. Kim Connor Streich, diretor de marketing do aplicativo Debut Careers, acha que é vital que os candidatos comecem a praticar entrevistas em vídeo e se apresentar via câmera.

Outros recrutadores acham que veremos mais alunos decidindo fazer mestrado ou outros cursos. Em outros tempos de recessão, permanecer na universidade tem sido uma boa alternativa para lutar para conseguir um emprego, com a esperança de que os indivíduos surjam não apenas com habilidades aprimoradas, mas em um mercado de trabalho em recuperação. Cole acha que essa é sua única opção. “Eu moro em uma área rural do país de Gales, então há muito poucas oportunidades de emprego por aqui. Atualmente, estou pensando em fazer mestrado “, diz ela. “A coisa mais fácil de fazer agora é atrasar a entrada no mercado de trabalho em um ano, para que as coisas tenham a chance de voltar ao normal.”

 

Fonte: https://www.theguardian.com/education/2020/apr/10/recruitment-is-on-hold-the-students-graduating-into-the-covid-19-recession